Aditamento FIES 2019

Aditamento FIES 2019: Como fazer, Prazos, Solicitação

Aditamento FIES 2019 – Quem possui o Financiamento Estudantil ou sabe como ele funciona sabe o quanto é importante realizar corretamente o Aditamento FIES 2019. Mas, se este não é o seu caso, pode ficar tranquilo que irei te explicar como funciona.

O aditamento FIES 2019 nada mais é do que a renovação periódica do FIES que todo estudante beneficiado precisa cumprir, caso o contrário, poderá perder o benefício. Como todo procedimento, o Aditamento possui prazos, os quais são estipulados pelo próprio sistema e se você não cumpre ou acaba perdendo o prazo por esquecimento, ele pode considerar que você não precisa mais do financiamento.

Para não ter problemas o melhor é ficar atento aos detalhes do programa, mas se você ainda não está familiarizado, fique tranquilo que irei te ajudar a partir do próximo tópico. Venha comigo!

Aditamento FIES 2019
Aditamento FIES 2019

Novas Regras do FIES 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior ou tão somente FIES surgiu em 1999 pela iniciativa do Ministério da Educação como meio de auxiliar os jovens universitários com um programa de financiamento estudantil que possibilitasse a continuidade dos estudos em uma faculdade reconhecida, com ensino de excelência e valores dos custos de ensino arcados pelo financiamento.

Essa alternativa foi muito bem recebida por parte dos jovens, principalmente por aqueles que não possuem condições financeiras suficientes que lhe garantam o pagamento integral das mensalidades cobradas pelas instituições de ensino privadas.

Agora, no primeiro semestre de 2019, novas regras e condições serão adotadas no FIES. Caso você não saiba é só as ler abaixo com atenção, já que listei para te facilitar:

  • Encerramento do período de Carência – A partir de agora, os estudantes que concluírem os seus cursos pagarão a sua dívida a partir do mês seguinte se ele estiver empregado;

O pagamento será realizado por meio de desconto diretamente na folha de pagamento. Mas, se o estudante não possuir renda, a quitação deverá ser realizada em valores referentes ao pagamento mínimo.

  • Prazo máximo de 14 anos para a quitação da dívida;
  • 3 modelos de financiamento: um para quem recebe até três salários mínimos e os demais até 5 salários mínimos;
  • Novos financiamentos realizados por instituições privadas- além do tradicional modelo público, agora as instituições particulares poderão oferecer o FIES, o que gera maior número de vagas e é claro, de oportunidades;
  • Opções de financiamento a juro zero – Uma delas é o FIES 1, voltado para os estudantes com renda de até 3 salários mínimos;

O financiamento para cursos de graduação é somente para a modalidade presencial.


Aditamento FIES 2019

Como já havia antecipado neste post, o Aditamento FIES deve ser feito a cada semestre, sob o risco de se perder o benefício. Em outras palavras, ele é um procedimento obrigatório realizado que comprova a matricula do aluno beneficiado pelo FIES 2019 na instituição de ensino superior em que estuda.

Sendo assim, a cada início de semestre letivo você deve fazer o Aditamento FIES 2019 para renovar o seu contrato com a faculdade e com o próprio Financiamento para o próximo semestre.


Como fazer o aditamento FIES 2019

Em primeiro lugar, você precisa saber que existem dois tipos de Aditamentos (que falarei melhor a partir do próximo tópico) e, em segundo lugar, que o processo deve ser iniciado pela internet.

  1. Para isso, deverá acessar o seguinte link (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal). Se for o seu primeiro acesso é só clicar em “Primeiro Acesso” e preencher o formulário, mas se você já possui cadastro é só fazer o login.
  2. Depois é só clicar em “Aditamento de Contrato” e preencher todos os campos solicitados. Depois clique em “Entrar”, confirme os dados e por fim o próprio Aditamento.

Como Fazer o Aditamento FIES


Aditamento Simplificado FIES 2019

O Aditamento Simplificado, como o próprio nome indica é o procedimento de renovação simples, ou seja, é aquele em que não se precisa alterar dados, apenas confirmar os existentes. Para isso, é só acessar o SisFIES Portal e confirmar os dados.


Aditamento Não Simplificado FIES 2019

Diferente do anterior, é o procedimento que exige a alteração de algum dado no contrato de financiamento. Caso precise atualizar ou mesmo acrescentar alguma informação importante é só acessar o portal do SISFIES e realizar as alterações necessárias.

Agora que você já está por dentro é só ficar atento aos prazos. Aproveite e se cadastre para receber nosso newsletter!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *