Cancelamento FIES 2019: Como Cancelar? Encerramento Fies Passo-a-Passo

Ingressar no ensino superior é o sonho de muitos brasileiros, e o FIES é um dos programas que ajuda a alcançar esse objetivo, financiando os seus estudos. Porém apesar de ser uma ótima iniciativa, existem situações que podem obrigar o estudante a realizar o Cancelamento FIES 2019. Foi pensando justamente nessas situações, que preparamos este post para você poder saber como o FIES funciona e como realizar o Cancelamento FIES 2019 passo a passo.

Cancelamento FIES 2019
Cancelamento FIES 2019

Como Funciona o FIES 2019

O Fundo de Financiamento Estudantil, ou simplesmente FIES, é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de facilitar o ingresso ao ensino superior a brasileiros das diversas classes sociais, com destaque para os de pouca renda familiar.

O FIES é um financiamento que pode ser concedido aos estudantes que já estão matriculados em uma universidade com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES, e que também atendem a outras exigências que são determinadas pela própria FIES 2019.

Sendo que o estado do estudante também influência na concessão ou não deste programa, onde não podem aderir ao FIES estudantes que não tenham sido pré-selecionados no processo do MEC, que tenham renda familiar superior a 3 salários mínimos, entre outros impasses.

como funciona o programa FIES 2019
como funciona o programa FIES 2019

Como se dá a concessão do FIES? – Todos os estudantes que tenham recebido nota positiva em entrevista pela Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento devem comparecer, dentro do prazo estabelecido pelo MEC, numa das agências de atendimento da CAIXA.

Se o estudante não tiver como comparecer à CAIXA por algum motivo, este poderá instituir alguém por meio de uma procuração pública para que este possa assinar o contrato de Financiamento Estudantil por ele.


Como Cancelar o FIES passo a passo

como cancelar o fies 2019O Cancelamento FIES 2019 pode ser requisitado por vários motivos, sendo que na maioria dos casos isso ocorre quando o aluno beneficiante deste programa desiste do curso.


Saiba como proceder para realizar o cancelamento FIES 2019 passo a passo, já a seguir:

  1. Primeiro faça a solicitação do cancelamento do FIES pela internet: para isso acesse o Site Oficial do Programa e faça login na sua conta usando o seu CPF e Senha.
  2. Feito isso, dentro da nova página clique em “Encerramento”, depois em “Aditamentos Disponíveis”, e para finalizar escolha o semestre disponível.
  3. Selecione uma das opções de pagamento do financiamento: Aqui você deverá escolher entre as 4 opções, uma única para pagar a sua dívida do financiamento, incluído os juros e taxas previstas no contrato.
  4. Agora vá a agência da CAIXA na qual você foi concedido o financiamento: Tendo escolhido uma das 4 opções listadas anteriormente, o programa irá informá-lo dentro de que prazo você deve comparecer ao banco para assinar o termo de encerramento.

Opções de Cancelamento FIES 2019

  • Opção 1 – Liquidar o contrato no ato do encerramento – Escolhendo esta opção, você deverá saldar a sua dívida de uma única vez, sem haver aberturas para parcelamento, ou seja, no momento do encerramento do contrato na CAIXA, a dívida deverá ser quitada na sua totalidade.
  • Opção 2 – Permanecer na fase de utilização – Direcionada mais para os estudantes que desejam continuar no programa mas já pagando a dívida do FIES, nesta opção de pagamento você deverá continuar a pagar as parcelas trimestrais e, no final dessa etapa, deverá cumprir normalmente as fases de amortização e carência.
  • Opção 3 – Antecipar a fase de carência – Nessa opção, o contratante pode começar a pagar as parcelas trimestrais no mês que procede a assinatura do termo de financiamento ao invés de ter que aguardar passarem os 18 meses de carência.
  • Opção 4 – Antecipar a fase de amortização – Quem for a escolher esta opção, terá que parcelar o valor total do FIES com um prazo de pagamento de 3 vezes o tempo usado do financiamento acrescido de um ano.

Por exemplo, se o seu curso tiver a duração de 3 anos, o prazo que você terá para pagar o valor do FIES será de 10 anos.

Lembrando que o fiador do seu contrato deve estar presente no momento da assinatura do termo.

Feito isso, você já terá feito o cancelamento FIES 2019.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *