FIES 2019: Inscrição, Regras, Aditamento, Boleto

Se você pretende tentar uma vaga no FIES 2019, saiba que está no artigo certo, pois as novas datas para a inscrição no programa já foram divulgadas. É importante que você fique por dentro, uma vez que a concorrência é bastante acirrada, já que o grande número de estudantes espalhados por todo o Brasil não quer perder essa chance! Confira ao longo do artigo mais informações sobre o FIES 2019.

Creio que você já saiba, mas não custa lembrar que o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa de financiamento estudantil direcionado para os jovens que não possuem condições financeiras suficientes para arcar com todas as despesas que uma faculdade ou universidade particular exige.

Ciente disso, o Governo Federal junto com o Ministério da Educação (MEC) criou o FIES 2019 com o intuito de auxiliar os estudantes a darem continuidade aos seus estudos em uma instituição de ensino superior particular e de qualidade.

FIES 2019
FIES 2019

Caso não conheça, no próprio site do FIES existe um belo slogan que diz: “Quem acredita em si mesmo, merece o nosso crédito!”. Ou seja, é um grande incentivo para milhares de estudantes brasileiros que desejam alcançar o seu sonho. Confira mais detalhes a seguir!

Veja também: Saiba como realizar o aditamento FIES 2019 para renovar o seu contrato do Financiamento Estudantil.


Inscrição FIES 2019

Se você pretende pleitear o Financiamento Estudantil saiba que o MEC divulgou recentemente as datas de inscrição para o seu mais novo processo seletivo que será realizado ainda neste primeiro semestre. As inscrições do FIES 2019 serão realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2019 e a expectativa é de que sejam preenchidas cerca de 310 mil vagas para o primeiro semestre letivo deste ano.

Semelhante aos processos seletivos anteriores, o FIES 2019 abre um curto período de prazo para as inscrições, e como a concorrência é grande é bom você ler atentamente todos os detalhes referentes a inscrição para não perder tempo!


FIES 2019 (Inscrição Passo-a-Passo)

Os interessados em participar do FIES devem estar cientes de que todo o procedimento de cadastro é feito de forma gratuita. Quando chegar o dia da inscrição FIES 2019, você deverá:

  1. Acessar o portal do programa (http://fiesselecao.mec.gov.br/);
  2. Em seguida, deverá clicar em “Primeiro acesso” e depois digitar os números do seu CPF, assim como a data de nascimento e um e-mail de contato;
  3. Depois, escolha uma senha para o seu acesso e digite o código de verificação apresentado na tela;
  4. Ao finalizar esta etapa, abra o e-mail cadastrado e clique na mensagem recebida do programa. Ao abri-la, clique no link de ativação. Este o redirecionará ao site do programa onde você deverá preencher com os dados referentes ao curso desejado;
  5. Após este momento é só finalizar o processo.

  • Fique por dentro e saiba quais os documentos FIES 2019 são necessários para realizar o aditamento.

Novas Regras do FIES

As novas regras do FIES entrarão em vigor já neste primeiro semestre. Para se inscrever é importante que:

  • O candidato tenha participado ao menos de uma edição do ENEM a partir de 2010;
  • Nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

As inscrições serão feitas somente no site FIES seleção. Após ter seu cadastro aprovado, será necessário ainda entregar os documentos na CPSA da instituição de ensino em que deseja concorrer à uma bolsa de ensino.,


Aditamento FIES

O aditamento é realizado semestralmente como meio de renovar o contrato do FIES. Para tanto, existem duas modalidades: a Simplificada e a Não-Simplificada (quando há necessidade de alterar algum dado).

A realização do aditamento é feita neste link (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal), onde você deverá informar os seus dados de acesso.

Aditamento FIES 2019
Aditamento FIES 2019

Resultado FIES 2019

O resultado da seleção do FIES geralmente é divulgado na segunda-feira posterior a finalização da inscrição com a divulgação da lista dos aprovados.


Boleto FIES 2019

O aluno beneficiado com o FIES 2019 precisa pagar todas as parcelas dentro do prazo. A cada três meses, o boleto é enviado para o endereço do aluno. Vale lembrar que as instituições bancárias responsáveis pelo financiamento são a Caixa e o Banco do Brasil.

Se por algum motivo não receber o boleto FIES 2019 poderá solicitar a segunda via diretamente no portal do FIES.


Novo FIES 2019

Agora, o FIES possui três modalidades de juro zero, sendo uma direcionada para os alunos que possuem renda mensal familiar máxima de três salários mínimos, enquanto as outras duas estendem o benefício para aqueles com renda de até cinco salários mínimos.

Em outras palavras, o novo FIES 2019 irá atender um maior número de estudantes e você não pode perder essa chance. Inscreva-se e boa sorte!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *