FIES 2020: Inscrição, Regras e Aditamento

Muitos alunos ficam desanimados quando não conseguem a sonhada vaga em universidades públicas. O grande problema que esses alunos enfrentam são as altas mensalidades de instituições privadas. E foi pensando nesses alunos, que não possuem condições de pagar mensalidades, que o Governo Federal decidiu criar o FIES 2020. O programa estudantil parcela em juros baixos o valor da mensalidade, para que dessa forma, o aluno consiga continuar os seus estudos. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer mais detalhes sobre o FIES 2020. Confira.

FIES 2020
FIES 2020

FIES 2020

Como mencionado, a iniciativa do Governo Federal junto com o MEC foi o de criar um programa com a possibilidade de financiamento de mensalidades com juros baixos.

O pagamento pode ser pago em um prazo de até 3 vezes a duração do curso. E há alguns requisitos considerados essenciais para que o aluno possa participar do FIES, é sempre válido que o aluno esteja de olho em quais são esses requisitos.

Para participar do FIES é preciso ter participado do Enem obtendo uma boa avaliação e ainda estar matriculado em instituição de ensino não gratuita.

Se você possui interesse nesse financiamento estudantil, e acha que tem a chance de participar, pode conferir maiores informações ao decorrer do post.


Inscrição FIES 2020

Para que o candidato possa concorrer ao financiamento é preciso realizar o processo de inscrição. Devemos lembrar que esse processo de inscrição FIES 2020 é feito somente via internet. Mas antes de realizar a inscrição FIES o aluno já deve estar matriculado em uma instituição de ensino privada.

  • Comece acessando ao site oficial: fies.mec.gov.br;
  • Vá até a parte “fazer minha inscrição”;
  • Coloque o número do seu CPF;
  • Preencha corretamente sua data de nascimento;
  • Coloque o código de segurança que estiver na página.

Inscrição SisFies 2020

Depois ter realizado a inscrição, é importante ficar atento a pré-seleção do programa. Se você for aprovado, deve realizar a inscrição no Portal SisFies, veja como abaixo:

  • Entre no site do Portal SisFies clicando aqui;
  • Seleciona a opção “Se Inscrever”, em seguido você será redirecionado a página de cadastro;
  • Informe todos os dados necessários;
  • Após isso, entre no seu e-mail e confirme sua inscrição.

É importante validar as informações sobre a instituição de ensino que você está matriculado e sobre a renda familiar. Após a conclusão desse processo, há um prazo máximo de 10 dias úteis para contratar o financiamento.

Por fim, você deverá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil e efetivar o contrato do FIES. A escolha da agência bancária responsável pelo financiamento é sua. Dessa forma, você pode definir a melhor opção para você.


Requisitos FIES

Para receber o FIES é preciso se enquadrar em alguns requisitos exigidos pelo programa. Abaixo você pode conferir as exigências do financiamento estudantil e saber se terá direito a participar do mesmo:

  • Ter renda bruta familiar máxima de três salários mínimos;
  • Ter realizado o Enem a partir de 2019;
  • Ter obtido nota maior a 450 pontos no Exame e não ter zerado a redação;
  • Ter realizado inscrição no processo seletivo do MEC, obtendo aprovação do FIES.

Os estudantes com bolsa de estudos parciais do PROUNI também podem se inscrever no programa de financiamento estudantil – FIES.

Quem não tem direito a solicitar o FIES 2020?

Os estudantes que se enquadram nos critérios de exclusão abaixo não poderão se inscrever no FIES 2020. Veja abaixo:

  • Quem já possui diploma de ensino superior;
  • Estudantes com bolsa integral do Prouni;
  • Quem já participou do Enem, mas teve nota inferior a 450 pontos ou zerou a redação;
  • Estudantes que estejam com a matrícula trancada ou não estejam matriculados na instituição de ensino;
  • Quem não participou do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Quem possui renda familiar com valor maior de três salários mínimos.

Novas Regras do FIES

O FIES 2020 sofreu recentes mudanças, e com isso algumas regras sobre o critério de inscrição foram alteradas, conheça quais alterações foram essas:

  • Alunos que não possuem nenhum diploma de ensino superior podem participar;
  • Alunos que participaram do ENEM a partir do ano de 2010;
  • A nota do ENEM deve ter sido no mínimo de 450 pontos;
  • Renda familiar que não ultrapasse 2,5 salários mínimos;
  • Os alunos que terminaram o ensino médio antes de 2010 não precisam do ENEM, mas precisam cumprir o resto dos requisitos;
  • Professores da rede pública não precisam também cumprir os requisitos colocados;
  • Regiões como Norte, Nordeste e Centro – Oeste ganham prioridade quanto a oferta de vagas no programa.


Aditamento FIES 2020

O aditamento é um procedimento obrigatório para todos os alunos que já são beneficiados pelo FIES. Basicamente o aditamento é a forma de renovar o contrato para o ano seguinte.

No caso do aditamento simples não há nenhuma mudança dentro do cadastro do aluno, já o não simplificado pode acontecer em caso de alterações contratuais, por exemplo.


Resultado do FIES

O resultado do FIES 2020 pode ser consultado no site oficial (www.fiesselecao.mec.gov.br) ou na própria página da instituição de ensino nas datas pré estabelecidas.


Boleto FIES

O boleto deve ser impresso para pagamento ou emitido de forma presencial. Existem dois bancos que fazem parte do FIES 2020 a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Enquanto a Caixa Econômica Federal disponibiliza o boleto online, o Banco do Brasil só realiza esse serviço de maneira presencial. Ou seja, o aluno deve comparecer a agência mais próxima nesse caso.


Como Cancelar a Inscrição FIES

Infelizmente, é muito comum de acontecer o cancelamento FIES. A seguir você pode entender qual a forma de realizar o cancelamento do financiamento.

É muito simples de cancelar o programa, no entanto, não significa que você não tenha que pagar a dívida do crédito já utilizado. O valor será parcelado para que você consiga quitar o necessário.

Inicialmente você deve informar ao banco parceiro que deseja cancelar o financiamento, em seguida opções de parcelamento serão ofertadas. Os candidatos desempregados, terão a opção de pagar o valor mínimo das parcelas até se empregarem novamente.

Outra opção é a solicitação de suspensão do financiamento, que pode ser no máximo até 4 semestres. O pedido deve ser feito à CPSA, e durante esse período o estudante não deve pagar nada.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *