FIES Segundo Semestre 2019

FIES Segundo Semestre 2019 – Desde que o Governo Federal criou o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) milhares de estudantes conseguiram estudar em excelentes instituições de ensino superior não públicas.  E se você deseja se juntar a este grupo deve ficar atento.

O FIES abre o seu processo seletivo geralmente duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo, o que aumenta as possibilidades dos candidatos interessados se organizarem e pleitearem uma vaga em centenas de instituições de ensino superior brasileiras.

FIES Segundo Semestre 2019
FIES Segundo Semestre 2019

Quando Abrem as Inscrições para o FIES Segundo Semestre 2019?

As inscrições FIES para o ano de 2019 foram realizadas nas seguintes datas, a saber: entre os dias 07 e 10 de fevereiro de 2019, e 16 e 22 de julho de 2019.

Desta forma, para este ano de 2019, provavelmente não haverá mais oportunidades, porém se você tem interesse no programa deve ficar atento ao início de 2019, tendo em vista que neste ano o período de inscrições foi realizado na primeira quinzena de fevereiro.

Vale lembrar que todos os procedimentos do Financiamento devem ser realizados diretamente no portal do programa, o qual você pode acessar diretamente aqui.


Requisitos para FIES Segundo Semestre

É importante que você acesse frequentemente o portal do FIES para ficar por dentro de todas as novidades. Recentemente, o programa sofreu algumas alterações, e por isso ganhou outro nome: “Novo FIES”.

O Novo FIES agora conta com duas modalidades de financiamento, de acordo com a faixa de renda per capita familiar do estudante interessado. As modalidades são as seguintes:

  • Financiamento com taxas zero – Para quem possui como renda per capita familiar de até 3 salários mínimos por mês.
  • Financiamento P-FIES – Para quem possui como renda per capita familiar de até 5 salários mínimos por mês.

Além disso, é importante que o candidato interessado preencha os seguintes requisitos:

  • O candidato deverá ter participado de alguma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010 e ter obtido como nota média igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva
  • O candidato não pode ter zerado a prova de redação do ENEM.

Como se Inscrever no FIES

Para participar do FIES é preciso se inscrever no programa dentro do prazo estipulado pelo MEC para os devidos procedimentos. A título de curiosidade, esse processo funciona da seguinte maneira:

  • Acesse o portal do FIES clicando neste link:
  • Informe o número do seu CPF, data de nascimento e o número de sua inscrição no ENEM;
  • Ao ser redirecionado, escolha a instituição de ensino desejada, assim como o curso pretendido para o devido financiamento;
  • Feito isso é só finalizar o procedimento;
  • Acompanhe o resultado;
  • Ao ser selecionado, acesse o portal do SisFIES através deste link:
  • Faça o login;
  • Informe todos os dados solicitados;
  • Confira se os dados estão todos corretos;
  • Finalize o processo.

E atenção: Após conseguir o financiamento dos seus estudos é importante que agilize a conclusão de sua inscrição em um prazo de até cinco dias contados a partir da publicação do resultado FIES. Caso contrário poderá perder a oportunidade.


Bolsista Prouni pode participar do FIES 2019?

Uma das dúvidas bastante comuns por parte dos estudantes que buscam por novas oportunidades é saber se os contemplados por outras modalidades e/ou programas educacionais podem se inscrever no FIES.

No caso específico dos contemplados com bolsa na modalidade parcial pelo programa Prouni (Programa Universidade para Todos) podem se inscrever com o intuito de conseguirem o financiamento da outra parte que a bolsa não faz a cobertura.

Mas para isso é importante que o bolsista parcial do Prouni atenda corretamente as exigências realizadas no Edital Sisu de número 53 com data de 06 de julho de 2019.

De modo semelhante, essa regra também é aplicada nos casos em que o candidato interessado já concluiu o seu curso universitário. Sendo assim, poderá participar do processo seletivo, como também aqueles que não possuem nenhum tipo de inadimplência com o programa.

Por fim, o Novo FIES passou por algumas alterações com o intuito de atingir o maior número de estudantes que realmente necessitam de um financiamento estudantil como esse para fazerem os seus cursos em nível superior.

Desejo-lhe boa sorte e se você precisar saiba que pode contar com o blog!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *