Inscrição FIES 2019

Inscrição FIES 2019: Como se inscrever, Vagas Abertas

Olá, estudante, como vai? Recentemente saiu o resultado do ENEM 2017 e você sabe o que isso significa? Que a partir de agora você poderá realizar a inscrição FIES 2019, o qual promete oferecer aproximadamente 310 mil contratos de financiamento estudantil para os universitários que pretendem continuar os seus estudos acadêmicos nas principais faculdades e universidades particulares de todo o país. Veja abaixo como funciona a inscrição FIES 2019.

A cada ano que passa, maior é o número de inscritos no programa, sendo este um dos principais modelos de motivação educacional que auxilia milhares de estudantes brasileiros desde a sua criação pelo Governo Federal.

Em poucas semanas, o sistema abrirá o prazo de inscrições para o FIES 2019 e se você deseja pleitear uma vaga para financiar os seus estudos não pode perder a oportunidade. Veja a seguir todos os detalhes do programa!

Inscrição FIES 2019
Inscrição FIES 2019

O que é o FIES

O FIES é a sigla para “Fundo de Financiamento Estudantil”, um programa criado e desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Governo Federal que financia os cursos superiores privados que tiveram avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

O programa foi criado por meio da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 e desde a sua implantação tem auxiliado milhares de estudantes brasileiros que não conseguiram uma vaga em instituições públicas e federais de ensino superior a darem continuidade aos seus estudos em instituições privadas por meio de financiamento dos custos gerados em cada curso universitário.

Deste modo, os estudantes que se encontram em condições financeiras desfavoráveis (baixa renda) têm a oportunidade de obterem uma educação superior de qualidade!

FIES 2019
FIES 2019

Inscrição FIES 2019

Preste atenção: as inscrições para o FIES 2019 começarão em 19 de fevereiro e serão encerradas em 23 de fevereiro de 2019!

Inscrições FIES 2019
Inscrições FIES 2019

 


Como funciona a Inscrição FIES 2019

O FIES funciona da seguinte maneira: Ele, como todo programa de financiamento possui uma taxa de juros, a qual é de 6.5% ao ano. Após finalizar o curso, o estudante deverá quitar o financiamento obtido por meio do pagamento de parcelas mensais.

Para conseguir uma oportunidade no FIES é necessário que o candidato faça a sua inscrição FIES 2019 no site do programa dentro do prazo estabelecido.


Quem pode se inscrever

Para participar do FIES é necessário que você se enquadre nas seguintes condições:

  • Ter feito a prova do ENEM a partir de 2010;
  • Ter alcançado na prova nota mínima de 450 pontos;
  • Não ter zerado a prova de redação do ENEM;
  • Ter renda familiar de até 2 salários mínimos máximos por cada membro familiar;
  • Ter sido pré-selecionado no processo seletivo realizado pelo MEC (Ministério da Educação).

E atenção: se você é beneficiário do ProUni ou conhece alguém que possui esta bolsa de 50%, saiba que poderá solicitar o FIES 2019.


Como se inscrever no FIES

  1. Para se inscrever no FIES 2019 é necessário que você acesse o portal do programa neste link (http://fiesselecao.mec.gov.br/). Depois é só seguir corretamente esses passos:
  2. Clique no botão “Fazer minha inscrição”;
  3. Forneça o seu número de CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  4. Digite a sua data de nascimento (XX/XX/XXXX);
  5. Insira o código de segurança (fornecido aleatoriamente pelo sistema);
  6. Clique no botão “Prosseguir”.
  7. Em uma nova página, leia e digite atentamente todos os seus dados solicitados até o fim do cadastro. Depois é só finalizar o procedimento.

Novo FIES 2019

O FIES 2019 agora possui novas regras que entram em vigor já no primeiro semestre de 2019. São elas:

  • Oferta de 100 mil vagas com juros zerados para os estudantes com maior dificuldade financeira. Nos demais casos, os juros serão variáveis conforme o banco utilizado pelo financiamento.
  • Fim da carência de 18 meses após o término do curso. Agora, o estudante deverá começar a pagar o financiamento a partir do mês seguinte a conclusão do curso, caso ele esteja devidamente empregado. O prazo de pagamento ficou estabelecido de no máximo 14 anos.
  • Novas modalidades de financiamento para estudantes com renda máxima de 5 salários mínimos.

Fique por dentro: Veja como realizar o Aditamento FIES 2019 para manter seu contrato válido de financiamento.


Documentos Necessários para Inscrição FIES 2019

Os documentos FIES exigidos são:

  • RG e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Comprovante de rendimento;
  • Comprovante de Residência.

Então, o que você achou das novidades que o FIES trouxe para 2019? Opine por meio dos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *