Seleção FIES 2019

Seleção FIES 2019: Inscrição, Calendário, Lista de Espera

FIES Seleção 2019 – O Fundo de Financiamento Estudantil ou como é mais conhecido FIES é um programa criado e mantido pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o intuito de auxiliar milhares de estudantes brasileiros a darem continuidade aos seus estudos em uma instituição de ensino superior de qualidade.

A título de curiosidade, o programa foi criado por meio da Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 como uma alternativa que possibilitasse aos estudantes que já concluíram o Ensino Médio obterem o financiamento estudantil, para fazerem um curso de graduação em uma instituição de ensino privada.

Seleção FIES 2019
Seleção FIES 2019

Graças a programas como esse que milhares de estudantes brasileiros em todo o território nacional conseguiram – e estão conseguindo – realizar os seus sonhos. E se você também tem o sonho de fazer uma faculdade e a mesma é privada é só continuar comigo neste artigo que irei te apresentar como funciona o FIES, para que participe e consiga o financiamento necessário.

FIES Seleção 2019

O FIES passou recentemente por uma alteração conhecida como “Novo FIES”. De uma forma geral, pode-se dizer que o programa cresceu e ampliou. Agora, ele é oferecido em duas modalidades, sendo uma voltada para a oferta de vagas com os juros zerados para quem possui a renda familiar máxima de até 3 salários mínimos e, a segunda, conhecida como P-Fies direcionada aos estudantes que tenham uma renda familiar máxima de até 5 salários mínimos.

Se você se enquadra em alguma dessas modalidades e deseja participar do programa é só ler atentamente o próximo tópico.


Como Participar do FIES Seleção 2019

O FIES 2019, como a maioria dos programas educacionais segue um cronograma no qual é estipulado várias datas, inclusive o prazo de inscrição. Para o segundo semestre de 2019, as inscrições foram realizadas entre os dias 16 de julho e 24 julho de 2019.

Além disso, o estudante interessado deve observar algumas regras que são colocadas como requisitos básicos para a participação no processo de seleção, as quais são as seguintes:

  • Ter participado de, pelo menos, alguma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010;
  • Ter obtido nas provas objetivas a nota igual ou superior a 450 pontos;
  • Ter obtido na prova de redação o resultado diferente de 0;
  • Ter renda familiar mensal bruta máxima de até 5 salários mínimos.

Ao atender essas exigências é só acessar o portal do sistema durante o período de inscrições e se cadastrar para participar da seleção do Financiamento.


Sistema de Seleção FIES 2019

A partir do momento em que o candidato se inscreve no FIES 2019 deve aguardar o resultado da seleção do programa. Mas é claro que é importante conhecer como funciona o sistema para poder melhorar as suas condições de participação e ser contemplado com o financiamento desejado.

O primeiro ponto – e mais importante – é conseguir uma nota alta no ENEM, pois o mesmo conta muito na hora da seleção. Além disso, outros critérios são considerados na hora de classificar e selecionar os novos alunos, a saber:

  • Estar estudando ou já ter concluído os seus estudos em uma instituição de ensino superior privada e não ter nenhum financiamento;
  • Estar estudando ou já ter concluído os seus estudos em uma instituição de ensino superior e mesmo que já tenha sido beneficiado com algum financiamento tenha quitado o mesmo.

Pré-Seleção FIES 2019

Após realizar a sua inscrição no processo do FIES o passo seguinte é a pré-seleção, que consiste em uma etapa em que os candidatos selecionados devem completar a sua inscrição com o fornecimento dos dados pessoais, escolares e socioeconômicos necessários para serem analisados pelo sistema que definirá os estudantes que vão receber o benefício do Financiamento. Os dados devem ser apresentados na CPSA da instituição de ensino.

É importante acompanhar o cronograma, pois independente da modalidade de financiamento desejada a chamada é feita somente uma vez. Todavia, na modalidade FIES há a lista de espera, mas na P-FIES não.


Resultado FIES Seleção 2019

Todos os procedimentos do FIES são realizados online. Desta forma, o resultado da seleção 2019 é divulgado no site do programa, que você pode acessar diretamente aqui (http://fiesselecao.mec.gov.br) e fazer o login para saber todos os detalhes.

Quer saber mais sobre o FIES? Então cadastre-se agora no nosso newsletter.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *